O Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa


Share to

  001-6.jpg


004-1.jpg  


  O Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa Decorreu em Cabo Verde com Resultados Satisfatórios

  Organizado conjuntamente pela Agência da Promoção do Investimento e Exportações de Cabo Verde (CVTI), pelo Conselho para Promoção do Comércio Internacional Chinês (CCPIT) e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a presente edição do Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa decorreu com sucesso no período compreendido entre 16 e 18 de Junho na cidade da Praia, capital de Cabo Verde. O referido Encontro constituiu uma actividade internacional para contactos e negociações, que se realiza anualmente no âmbito do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. O referido Encontro, que se realiza, desde 2005, rotativamente em cada país de expressão portuguesa teve lugar, pela terceira vez, em Cabo Verde, após as edições anteriores realizadas em 2008 e 2012, tendo atraído a participação de acima de 400 empresários provenientes de Cabo Verde, de outros países de língua portuguesa, do Interior da China e de Macau. De salientar que, o IPIM organizou uma delegação constituída por cerca de 60 empresários. Nos três dias em que decorreu o Encontro, foi organizada a assinatura de 10 protocolos e memorandos, dos quais, metade envolve a participação de empresas de Macau.


  A cerimónia de abertura desta edição do Encontro teve lugar em 16 de Junho, em Cabo Verde, tendo no decorrer da qual usado da palavra, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses de Pina Correia e Silva, o Presidente da CVTI, Dra. Ana Barber, o Presidente do IPIM, Dr. Jackson Chang, o Vice-Presidente do CCPIT, Dr. Zhang Wei, a Secretária-Geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), Dra. Xu Yingzhen, o Vice-Inspector da Divisão dos Assuntos de Taiwan, Hong Kong e Macau do Ministério do Comércio da China, Dr. Kang Wen. No seu discurso, o Presidente do IPIM, Jackson Chang salientou que a China e os Países de Língua Portuguesa estão a acolher novas oportunidades de cooperação. Referiu que, durante a 5.a Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), que decorreu em Outubro do ano passado, o Primeiro-Ministro da República Popular da China, Dr. Li Keqiang, anunciou várias medidas visando apoiar Macau no aprofundamento do seu papel plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, incluindo, designadamente, o apoio na sua construção como Centro de Liquidação em Renminbi para os Países Lusófonos, o estabelecimento, em Macau, da sede do Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a construção do Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e a constituição da Federação Empresarial da China e dos Países de Língua Portuguesa, estando, neste momento, a serem intensificados os respectivos trabalhos. O Governo da RAEM encontra-se a coordenar a promoção do sector financeiro com características, no âmbito da plataforma de serviços financeiros entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a par das condições que Macau possui para ser desenvolver como Centro de Liquidação em Renminbi entre a China e os Países de Língua Portuguesa, pelo que, o Presidente do IPIM manifestou a sua convicção de que o papel de Macau como plataforma será cada vez mais relevante, com a para a prestação de serviços mais abrangentes e eficientes para a cooperação em prol da cooperação entre as empresas da China e as suas congéneres nos países lusófonos.


  Tendo por tema “Expansão do Comércio e do Serviço entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e, como por subtema”, Expansão de Oportunidades de Negócio para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, foram realizadas nesta edição do Encontro quatro sessões promocionais, que tiveram por tema, respectivamente, “Industrialização”, “Economia Azul e o Sector das Pescas”, “Cabo Verde: Plataforma para Facilitação de Negócios China-PLP” e “Financiamento”. Os participantes de Cabo Verde exprimiram a esperança de os empresários chineses venham a investir na indústria de pesca de Cabo Verde. Por sua vez, o Vice-Director do Serviço de Pescas da Província de Fujian, Dr. Li Gangsheng, partilhou a sua experiência de desenvolvimento e perspectivas de investimento na área de pesca daquela província chinesa. A par disso, um empresário de Macau, Dr. Vincent Zhou, partilhou a sua experiência na utilização da plataforma de serviços proporcionada para Macau para desenvolver os seus negócios, tendo encorajado os participantes para aproveitarem plenamente a referida plataforma para realização de trocas comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa.


  A sede do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, cuja inauguração teve lugar recentemente, no início de Junho, também realizou uma sessão para apresentação, tendo o Director-Geral da Companhia de Gestão do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Dr. Jin Guangze, apresentado in loco o processo de candidatura ao referido fundo, salientando que são bem-vindos os pedidos de informação e a apresentação de candidaturas, em prol do benefício comum.


  Os representantes de cada um dos países participantes apresentaram, cada qual, o ambiente de negócio e de investimento do seu país. A vogal executiva do IPIM, Dra. Glória Batalha Ung, apresentou in loco o ambiente de negócios e de investimento de Macau, bem como as vantagens singulares da RAEm como plataforma, tendo também apresentado, especialmente, os estatutos da Federação Empresarial da China e dos Países de Língua Portuguesa, inaugurada no ano passado, durante o período do Fórum de Macau, salientando que é bem vinda a aderência dos empresários, o que motivou pedidos de informações e de discussão por parte dos participantes. Além disso, foi também efectuada a promoção do Portal para a Cooperação na Área Económica, Comercial e de Recursos Humanos entre a China e os Países de Língua Portuguesa, tendo também proporcionado aos participantes serviços de inscrição in loco.


  Durante a presente edição do Encontro, foi organizada a assinatura de 10 protocolos e memorandos, envolvendo diversos ramos, nomeadamente, café, projectos médicos, intercâmbio e cooperação, construção e materiais de construção, entre outros. Além disso, empresas provenientes do Interior da China, de Angola, Cabo Verde, Portugal e Macau assinaram também cartas de intenção, das quais, metade com a participação de empresas de Macau. Além disso, no decorrer do Encontro, as delegações empresariais provenientes do Interior da China e de Macau visitaram, na cidade da Praia, as instalações integradas de lazer, turismo e entretenimento, realizadas por empresários de Macau.


  A edição de 2018 do Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa terá lugar em Portugal, em 2018.





Go Top